QUALY NUTRIÇÃO ANIMAL
Processo Produtivo em Fábrica de Rações
01/02/2021
Por Msc. Mayara Clepf Bailoni Santos
Médica Veterinária e Mestre em Nutrição e Produção Animal (CRMV/SP 30279)
Gerente de Controle de Qualidade – Qualy Nutrição Animal
Processo produtivo:
O setor de nutrição animal no Brasil tem se adequado às exigências de mercado e do órgão fiscalizador que é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em função de suas necessidades e objetivos.
A adoção das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e programas de melhorias contínuas nas empresas do setor de fabricação de alimentação animal é requisito básico para assegurar a qualidade dos produtos e resultados zootécnicos.
Uma fábrica de rações tem início do processo antes mesmo da entrada das matérias-primas e para que sejam aprovadas é preciso estabelecer especificações nutricionais para cada ingrediente a ser adquirido (umidade, proteína bruta, fibra bruta, extrato etéreo, matéria mineral, cálcio e fósforo, são os mais usuais). Uma inspeção visual e física, incluindo amostragens em produtos a granel e sacarias e também exame da presença de impurezas, matérias estranhas, coloração, entre outros.
A moagem e mistura são setores de extrema importância no processo que farão toda diferença na maior produtividade e acabamento do produto. Após damos início aos processos térmicos que são: peletizadora ou extrusora, ou ainda rações fareladas. Após o processo são realizadas análises de qualidade (densidade, umidade e atividade de água) para garantir que o produto acabado está dentro dos padrões, além destes controles é realizado também a análise bromatológica (proteína bruta, extrato etéreo, fibra bruta, matéria mineral, cálcio e fósforo) e somente após poderá seguir para o processo final que é o ensaque em embalagens de papel, ráfia ou plástico e armazenadas até a expedição.
É feita coleta a cada 10 sacos ensacados para a amostra de retenção, que ao final do ensaque é homogeneizada e reservada em uma embalagem e segue para armazenamento.
Controle de qualidade:
Na Qualy Nutrição Animal temos implantadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF), bem como todo o controle do processo e melhorias contínuas para que o alimento garanta a rastreabilidade e confiança de nossos clientes.
Trabalhamos com o aparelho de análises NIRS, que tem como princípio a espectroscopia de infravermelho e é amplamente aplicada nas fábricas de rações para determinar as análises bromatológicas e a qualidade das matérias primas e produtos acabados. É utilizado para quantificar a composição de produtos na nutrição animal porque atende aos critérios de ser preciso, confiável e rápido.
Para a Qualy Nutrição Animal a garantia de qualidade de produto e resultados dos nossos cliente é assunto primordial, por isso prezamos pelo controle e rigor das inspeções desde matéria prima até o produto final.
Acompanhe os próximos textos para entender mais sobre nossos procedimentos de Controle de Qualidade.
Referências bibliográficas consultadas:
Andriguetto, J.M.; Perly, L.; Minardi, I.; Gemael, A.; Flemming, J.S.; Souza, G.A.; Filho, A.B. Nutrição animal, as bases e os fundamentos da nutrição animal. Nobel. 4ª Ed, 1988.
National Research Council – NRC. 1997. The Role of Chromium in Animal Nutrition. The National Academies Press, Washington, p.96.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!