BOVINOS
Nutrição de Bezerros
05/08/2020
Por Msc. Mayara Clepf Bailoni Santos
Médica Veterinária e Mestre em Nutrição e Produção Animal (CRMV/SP 30279)
Gerente de Controle de Qualidade – Qualy Nutrição Animal
Após o nascimento, o bezerro apresenta o estômago com características diferentes do ruminante adulto, muito semelhante aos monogástricos. Com isso, não é capaz de utilizar alimentos sólidos. Para o desenvolvimento do órgão é fundamental o aleitamento para que todas as condições fisiológicas e bioquímicas da utilização do leite promova o desenvolvimento deste órgão e suas funcionalidades. Sob condições normais de alimentação e manejo, em torno de noventa dias este bezerro se transforma em ruminante com habilidade para ingestão de alimentos volumosos e concentrados. Seu rúmen-retículo apresentará atividade microbiana relevante, desenvolvimento de papilas em suas paredes e capacidade de absorção de nutrientes pelas paredes do rúmen-retículo.
Os bezerros precisam ter uma alimentação balanceada que está diretamente relacionada à sanidade e prevenção de várias doenças que podem prejudicar a produtividade do animal. A proteína e os minerais são os principais componentes dessa nutrição. As fibras devem fazer parte em menor porcentagem. Essa alimentação pode ser oferecida durante a fase de desmama, que pode ser entre 90 dias e nove meses de idade. Enquanto o bezerro estiver em amamentação, o suplemento não deve ser oferecido, pois o leite tem todos os compostos para atender as necessidades nutricionais. Lembrando que a ingestão de água também é fundamental.
Para uma nutrição excelente de bezerros precoces, temos algumas dicas:
-
- Proteína bruta da dieta deve estar entre 16 e 20%;
- Adequada suplementação mineral e vitamínica;
- Baixo nível de fibras na dieta;
- Se utilizar uma dieta contendo ureia a porcentagem deve atender até 3% da dieta e deve ser feito adaptação dos animais de no mínimo 14 dias. O cocho deve ser coberto;
- Água limpa e à vontade;
- Construa um creep feeding. Nada mais é que um cercado que permite a entrada somente dos animais jovens e sua porta deve ter altura e largura que permita somente a entrada dos bezerros, evitando que os animais adultos consumam essa alimentação.
Com estas dicas e nossos produtos PRO BEZERRO E PRO BITELO, garantimos a adequada nutrição e saúde dos animais. Nossos produtos são peletizados e com alta palatabilidade. Produtos peletizados que sofrem tratamento térmico para sua produção, aumentam a digestibilidade e estimulam seu consumo precoce.
Para conhecer melhor nossos produtos entre em contato com nossa equipe de vendas ou nos envie uma mensagem, estamos à disposição para atendê-lo.
Referências bibliográficas consultadas:
Andriguetto, J.M.; Perly, L.; Minardi, I.; Gemael, A.; Flemming, J.S.; Souza, G.A.; Filho, A.B. Nutrição animal, as bases e os fundamentos da nutrição animal. Nobel. 4ª Ed, 1988.
Cezar, I.M.; Euclides Filho, K. Novilho precoce: reflexos na eficiência e economicidade do sistema de produção. Campogrande: EMBRAPA/CNPGC, 1996. 31p. (Documentos, 66).
National Research Council – NRC. 1997. The Role of Chromium in Animal Nutrition. The National Academies Press, Washington.
Conheça nossa linha para bovinos leite:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
TOP demais! Que conteúdo show…
Ganhou sem dúvidas um seguidor para seu Blog
Abraços
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂
Nice response in return of this matter with real arguments and telling everything regarding that. Celestina Elmore Merrie